Topo

Histórias do Mar

10 anos depois, os sete jovens que voltaram à vida após “morrerem” no mar

Jorge de Souza

13/03/2021 04h00

Sobreviventes do naufrágio hoje, em cena de recente documentário da BBC. Imagem: reprodução BBC

Dez anos atrás, em pleno inverno europeu, um acidente com um barco a remo nas águas de um fiorde da Dinamarca, envolvendo 13 estudantes e dois professores, chocou o país.

Na ocasião, um professor morreu e sete alunos, todos na faixa dos 15 anos de idade, "também".

Ou quase isso…

Clinicamente, mortos

Quando o barco virou e todos caíram no mar, sete dos 13 alunos e um dos professores ficaram presos debaixo do casco emborcado, imersos numa água cuja temperatura beirava os dois graus centígrados, repleta de blocos de gelo.

Por sorte, todos os alunos (menos o professor) vestiam coletes salva vidas, o que lhes permitiu boiar.

Mas logo a temperatura congelante da água fez o organismo deles entrar em choque, a respiração cessou e o coração parou de bater.

Tecnicamente, estavam mortos.

Tentativa quase impossível

E assim ficaram por quase duas horas, até que uma equipe de resgate, acionada pelos demais estudantes que conseguiram nadar até a margem, chegasse ao local.

"Estão todos mortos", foi a primeira informação que o médico socorrista recebeu, ao chegar de helicóptero ao local do acidente.

E este diagnóstico permaneceu até que os corpos dos sete jovens, gelados como o de cadáveres do Ártico, fossem levados para um hospital em Copenhagen.

Ali, embora clinicamente mortos há quase três horas, eles foram examinados pelo médico Michael Jaeger, que decidiu tentar o que parecia impossível: ressuscitá-los.

De volta à vida

Sabendo que, quando submetido a temperaturas extremas, o corpo humano pode diminuir ao máximo o seu ritmo metabolismo e se "autodesligar", a fim de preservar as funções vitais, o médico determinou que o sangue dos corpos dos sete adolescentes fosse aquecido gradualmente, até retornar a temperatura normal.

Quando isso aconteceu, três horas após chegarem ao hospital e seis após terem "morrido" no acidente, um quase milagre aconteceu naquele hospital de Copenhagen: um a um, o coração de cada um daqueles sete jovens voltou a bater.

Eles estavam, novamente, vivos!

E sem nenhuma sequela neurológica, apesar do longo tempo que ficaram sem oxigenação no cérebro, o que era ainda mais extraordinário.

Nunca antes isso tinha acontecido. Muito menos com sete pessoas ao mesmo tempo.

Foi a maior e mais impressionante ressuscitação de vítimas de hipotermia no mar que se tem notícia até hoje.

Vendo a vida de outra forma

Hoje, dez anos depois, aqueles sete estudantes, agora já jovens adultos, seguem vivos e unidos, sobretudo pela sorte que tiveram.

"De vez em quando, eu desmorono emocionalmente, mas aprendi a diferenciar as coisas que realmente importam na vida", disse uma das sobreviventes do mais extraordinário caso do gênero, a dinamarquesa Katrina, hoje com 26 anos de idade, em um documentário recente da BBC.

Imagem: reprodução BBC

Quando você está prestes a morrer, tudo muda. E, sob o ponto de vista técnico, nós morremos naquele dia".

A história completa

Aquela não foi a primeira vez que uma ressuscitação desse tipo aconteceu.

Outros náufragos, também vítimas de severas hipotermias, após ficarem imersos em água muito fria durante muito tempo, já haviam voltado à vida, graças aos mesmos recursos.

Mas nunca isso tinha ocorrido com tantas pessoas ao mesmo tempo, e com resultados tão plenos.

Foi um final surpreendente para uma história que, embora trágica (um dos professores, o único que não usava colete salva-vidas, morreu no acidente), nunca deixou de ser extraordinária – e que pode ser conferida inteira clicando aqui.

Sobre o autor

Jorge de Souza é jornalista há quase 40 anos. Ex-editor da revista “Náutica” e criador, entre outras, das revistas “Caminhos da Terra”, “Viagem e Turismo” e “Viaje Mais”. Autor dos livros “O Mundo É Um Barato” e “100 Lugares que Você Precisa Visitar Antes de Dizer que Conhece o Brasil”. Criou o site www.historiasdomar.com, que publica novas histórias náuticas verídicas todos os dias, fruto de intensas pesquisas -- que deram origem a seu terceiro livro, também chamado "Histórias do Mar - 200 casos verídicos de façanhas, dramas, aventuras e odisseias nos oceanos", lançado em abril de 2019.

Sobre o blog

Façanhas, aventuras, dramas e odisseias nos rios, lagos, mares e oceanos do planeta, em todos os tempos.